domingo, 15 de setembro de 2013

Tratar da roupa na Suécia é uma selva (laundry)

Já me tinham dito que algo que pode irritar a sério um sueco, é "mexerem" com a sua hora de tratar da roupa (laundry)...

Ora bem, aqui na Suécia as casas não têm máquina de lavar roupa. Os edifícios têm uma sala para os condóminos tratarem da sua roupa, cada condomínio agenda a data/hora em que irá usar a sala da lavandaria. Esse agendamento é sagrado! Ai de quem não cumprir com o que está agendado. Se queremos ver um sueco irritado ocupem a lavandaria na hora por ele reservada.

Tratar da roupa num aparthotel com 15 andares, com aproximadamente 15 quartos por piso, não é nada fácil... é simplesmente uma selvaaaaaaaa.

Domingo às 9 da manha, onde estava eu? Prontinha na lavandaria para utilizar a máquina nr 1 (foi a que reservei). Mas a máquina estava a ser utilizada... "deve estar quase a acabar", pensei eu.
O raio da máquina só acabou às 9:40... fiquei irritada, tirei a roupa da máquina e enfiei a minha! Ok, não foi assim tao mau.

Nota: quando reservamos a lavandaria, reservamos um par de máquina lavar e máquina de secar, o problema é que a máquina de secar, é uma treta, mas existe uma do tipo industrial, que funciona muito bem, e por isso, toda a gente a quer usar... estão a ver a parte dos 15 andares, com aproximadamente 15 quartos por piso, e uma máquina de secar que funciona...

Olhei para a máquina de secar e faltavam 15 mins para acabar, e pensei, "pode ser que me safe", nisto chega o dono das roupas que estão dentro da máquina, enfia para lá mais um "molho" de roupa e marca 60 mins.... 60 mins??? "ok, faço as 2 máquinas e depois enfio tudo lá para dentro.

Quando voltei para fazer a segunda máquina, faltava pouco para a máquina de secar acabar, esperei que acabasse, retirei a roupa lá de dentro e enfiei a minha, pimba 40 mins "aha safei-me".

Nisto chega a dona da roupa da máquina de lavar (aquela que tive de esperar 40 mins), olha indignada para a roupa, eu disse que a tinha tirado, porque tinha reservado a nr 1 e estava a ser utilizada, ela disse qualquer coisa sobre ter reservado mas não tinha a certeza do nr da máquina... isso não é assim, reservou tem de saber qual! (e foi-se embora a resmungar, mas não fez nada à roupa).

Volto ao quarto por volta das 11h, e pergunta o V., "então? já está?", achas?!?!?
Às 11:30, regresso para verificar a conclusão da minha segunda máquina, e como está a fila para a máquina de secar, ninguém... espero que não haja confusão..., nisto chega a dona da roupa, que me obrigou a estar 40 mins À espera, e olha para a máquina de secar, e para o meu saquinho com roupa molhada, estrategicamente posicionado ao lado da máquina de secar industrial, e eu digo, em tom de não vão restar duvidas, "a roupa é minha, e ainda tenho de lá pôr o outro saco", ela responde-me dizendo "eu preciso de pôr a minha roupa a secar", "pois, mas a seguir vai a minha, e já tive de estar à espera de uma pessoa, mais de 2hrs", ao que ela retribui, "sim, eu esperei essas 2hrs, mais os seus 40mins, e agora é a minha vez", ao que respondi, "pode usar uma qualquer das outras máquinas", e pensei, isto vai dar estalada...
Quando faltam 2mins, aproximo-me da maquina, ela aguarda, 1min, 0mins... abro a máquina, começo a verificar a roupa, e ela começa a colocar a roupa noutra máquina.... ufa
Enfio a minha roupa e marco 60mins... volto ao quarto e trato da minha banhoca matinal, e aproveito para relaxar.

Tratar da roupa na Suécia, é uma verdadeira selva... demorei 3hrs nesta maratona. Quase que me transformei numa sueca.

Ponto positivo, com todo este stress a minha energia começou logo a 110%, e assim se manteve durante o resto do dia.



1 comentário:

  1. Ao início estava a achar a ideia muito boa... existirem máquinas partilhadas por várias pessoas :)
    Mas há medida que vou lendo, vejo que afinal o resultado não é assim tão bom... não poder pôr a máquina a lavar quando quero e bem me apetece, tendo decidido no próprio momento... nãaooo... esqueçam lá isso.

    ResponderEliminar