quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Palavras em sueco que já sei

Para além de tentar aprender a falar sueco pela sra do metro que diz as estações, existiram outras situações que me permitiram aprender algum vocabulário sueco, ora aqui vai:

No metro:
  • nästa - próxima;
  • hiss - elevador... na realidade já adoptei esta no meu vocabulário currente. É mais fácil de dizer que elevador ou elevator.

Ao lavar as mágoas:
  • rea - saldos... No 3º dia de escola (sei que já passou algum tempo...) a H. estava tristíssima (foi o 1º dia que chorou), a M. que até estava mais entusiasmada, mal pós um pé na escola desatou num pranto tal, que teve de ser arrancada dos meus braços. Como boa mãe que sou, fui lavar as minhas mágoas com umas comprinhas… rapidamente percebi que a palavra rea me podia apresentar algumas "soluções" para me ajudar a lavar as minhas mágoas.

Na floresta:
  • svamp - cogumelo.

Com os professores da M. (um sueco e outro inglês), em que o professor de inglês tenta demonstrar que o sueco não tem originalidade:
  • rosa - rosa (faz lembrar algo em português);
  • orange - laranja [cor] (faz lembrar algo em inglês);
  • lila - roxo (faz lembrar algo em português).

No supermercado:
  • jordgubbe - morango... andei tanto tempo enganada a pensar que siginificava iogurte... pensava eu para os meus botões "mas porque é que este iogurte não diz o sabor", até que o V. uma vez me disse "sabes como se escreve morango em sueco, para poderes comprar os iogurtes liquidos para as miúdas?, é jordgubbe"... os iogurtes líquidos eu comprava, eram era de outros sabores. Olha as miúdas foram provando outros sabores;
  • persika - pessêgo;
  • banan - banana;
  • äpple - maçã.
São as frutas que se comem cá em casa.

Outros:
  • hey - olá;
  • ja - sim;
  • nej - não;
  • bibliotek - biblioteca;
  • ny - novo;
  • nu - agora.

Animais (trabalho que fiz com a H. e a M., para treinarmos o nosso ingês e sueco)
  • isbjörn - urso polar;
  • hund - cão;
  • katt - gato;
  • gorilla - gorila;
Havia outros, mas já não me lembro... tenho de ir estudar mais um pouco.


Ahhh isto está quase... já só me faltam 44.979 palavras, mais coisa menos coisa...
Isto a este ritmo, mais uns 8 anitos e fico uma perita em sueco.

Agora, se faz favor, e como diria a minha filha H., são 2€ pela aulinha de sueco. (também aceito coroas, mais concretamente 17sek.
17sek, tss, tss... nem dá para comprar uma revistinha "cor-de-rosa" do "jet-7", ou deveria dizer komisk "rose-colored" det "jet-7".



Sem comentários:

Enviar um comentário