quinta-feira, 23 de outubro de 2014

As minhas mãozinhas de fada e a confiança sueca...

Pois é, as minhas mãozinhas de fada voltaram a atacar, e desta vez na minha casinha (quase nova) da Suécia.

Eu sei que o V. quase que me proibiu de ir à cozinha depois de eu ter partido o botão do microndas (e ainda por cima já tinha acontecido um episódio semelhante na casa dos meus pais), uma prateleira na cozinha, e outras coisas que agora não interessam porque acidentes acontecem a todos!! As minhas mãozinhas de fada têm às vezes pouca sorte e... pronto... aconteceu na cozinha do V... fica lá com ela que eu dispenso-a bem :)

Sobre a minha alçada esteve sempre o tratar da roupa, que em casa portuguesa está sempre na cozinha, daí o V. não ter conseguido barrar na totalidade o meu acesso à cozinha.

Na Suécia, casa quase a estrear com máquinas novinhas novinhas que dá gosto olhar para elas.
Depois de ler as instruções (em sueco) lá percebi como funcionavam e toca lá a pô-las a trabalhar.

Ora num dia atribulado, em que queria limpar a casa e pôr a máquina a lavar ao mesmo tempo, verifiquei que me tinha esquecido de um lençol... ora um lençol não é algo que se possa pôr a lavar daqui a uns dias... vá de interromper a máquina e esperar pelo clique para abrir a porta (pelo menos é assim que a minha máquina portuguesa funciona)...
"Vá lá despacha-te", digo para mim mesma... e ponho as mãos no manípulo da porta..."Então??... Abre lá!!"
[ClanK]
"Que é isto?? Porque está o manípulo a abanar??"
[...]
"NÃÃÃOOOOOOO"
[...]
Resultado: o manípulo da porta está oficialmente partido, a porta não abre, a minha roupa está lá dentro, não a consigo tirar e não consigo enfiar mais roupa lá dentro...
A sério?!??! As minhas mãozinhas de fada não podiam ter "atacado" qualquer outra coisinha mais simples... Não, tinha de ser logo a máquina de lavar roupa. E não, não está na garantia, porque a garantia é de 2 anos e a casa tem precisamente 2 anos...

Telefono para os srs do condomínio que me dão instruções para puxar uma treta qualquer que faz abrir a porta... certo, aquilo é de plástico... não vai funcionar com as minhas mãozinhas de fada... é melhor esperar pelo V.
Quando o V. chega a casa lá lhe explico a situação, ele puxa a treta de plástico, e voilá... a cena de plástico parte-se...
[...]
Resultado: o manípulo da porta continua partido, a porta não abre, a minha roupa está lá dentro, não a consigo tirar e não consigo enfiar mais roupa... e a cena de plastico está também partida... fantástico...

Uma amiga "tuga" já me tinha dito que os seguros suecos para as casas cobriam várias coisas, não apenas o recheio, e que não tinham condicionantes ao local onde aconteciam os "incidentes", por isso, vamos lá tentar o seguro da nossa casa...
(nota: é um seguro recente porque apenas o fizemos em Maio)

Depois de uma longa conversa com o moço dos seguros, muito simpático por sinal, percebi que eles efectivamente cobrem este tipo de avarias... não entrei em pormenores sobre as minhas mãozinhas de fada... o que eles não sabem não os afecta :)

Resumindo, eles cobrem apartir de determinado valor.
- "Boa!!" pensei eu. "Então por exemplo, se o valor da reparação for x (orçamento dado pela marca da máquina), voces cobrem a partir de y, quer dizer que nós receberíamos z (neste caso seria 40sek (aprox. 4,4€))?".
- "Correcto.", diz o moço dos seguros. "Qual o nr da sua conta bancária?".
- "Conta bancária?!?! Não, eu ainda não tenho o valor final!", respondo eu indignada com a pergunta dele...
- "Ah! Então quando tiver o valor basta voltar a contactar-nos."

Muito bem! Passado uma semana... sim, uma semana, porque se nos níveis de serviço suecos estiver definido uma semana, é uma semana e não vale a pena alegar que temos crianças, blá, blá...

Passado uma semana, o especialista lá veio, equipado com:
- uma porta
- um mini pc
- uma mini impressora
- e um POS
fez tudo em menos de 15 mins, sem ter de abrir a máquina... fantástico como as máquinas evoluiram..., depois registou tudo no seu mini PC, imprimiu o recibo na sua mini impressora, paguei com cartão MB no POS, mas o recibo do cartão MB tinha de seguir por mail, porque infelizmente aquele POS não imprimia os recibos... depois de tudo, queria eu lá saber que o POS não imprimisse o papel do cartão MB...

Máquina arranjada, hora de ligar para a companhia de seguros. Lá vamos nós...

"Blá, blá, porta da máquina avariada, blá, blá, sim tenho o valor, blá, blá... O nr da minha conta bancária?? Vou procurar só um momento!"
Ao fim de 15 minutos lá encontrei o nr da conta... dou o nr e pumba, a chamada cai... "Bolas, que agora é hora de almoço, já não vou apanhar nenhum sueco..."

Lá volto a ligar, repito a história toda, e oiço do outro lado:
- "Não se preocupe que a ordem de transferência foi feita e daqui a dois dias tem o dinheiro na sua conta."
- "Ah! Obrigada! Então e agora o que é necessário para enviar cópia da factura?", questiono eu com ar aliviado.
- "Não precisamos de cópia da factura, diga-nos apenas a empresa responsável pela reparação".
- "Como?!?!?"

Ora bem, se uma pessoa liga a dizer que teve um problema em casa e que teve determinado custo, o seguro cobre o valor acima do risco do cliente...
"Então e se nós dissermos um valor qualquer?", pergunta qualquer um vindo de um outro país que deixou à muito de confiar nos serviços do seu país...
"Mas porque haveríamos de mentir no valor?", se sabemos que eles cobrem, sem questionar, sem obrigar a provar o impossível... porque haveríamos de mentir?

Para nós foi difícil acreditar que poderia ser assim...
Nós que ainda estamos à espera que a seguradora nos devolva o valor do seguro que não está a ser utilizado por já termos vendido o carro.
Pois, é que falta sempre o papel... qual papel? precisamente aquele que não temos é sempre o papel que as seguradoras precisam.

É bom saber que existe algo diferente para onde podereremos tentar evoluir, porque simplesmente, é possível e funciona.
Se cada um cumprir com a sua parte, porquê desconfiar?



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