sábado, 28 de junho de 2014

E assim se passou um ano lectivo - M.

A tua doçura ajudou-te a ultrapassar o que poderia ter sido um ano difícil.

Mais uma vez a barreira da língua, aliado à falta de carinho e atenção por parte dos professores, a falta de trabalhos manuais que tu tanto gostas, complicaram o que poderia ter sido um adaptação fácil.

A barreira da língua foi o mais fácil, pois no início tiveste um professor que falava espanhol e conseguia dizer algumas palavras em português para te ajudar.

A falta de carinho e atenção, dificultaram a adaptação, pois não te sentias especial quando chegavas à escola, p.ex..

A falta de trabalhos e orientações até foi algo positivo, pois não tiveste stress para perceber instruções e conseguir fazer o que te poderiam eventualmente pedir, com a perfeição com que tanto gostas de fazer o que te é pedido.

Os lemas de "Não se pode limitar a criatividade da criança", e "A criança é que decide", são enervantes para um pai que vem de outro país, mas no teu caso até deu "jeito".

O melhor foi mesmo as amizades que fizeste com as meninas da escola. Chamava-vos o "Grupo dos Abraços". ninguém saía da escola sem dar e receber abraços de todas as amigas (pois,... os rapazes estavam excluídos deste ritual de despedida diário).

Elas sim fizeram-te sentir especial, e eram o motivo do teu sorriso matinal e alegria de ir para a escola.

Pulseiras e autocolantes eram as vossas principais actividades. Sem esquecer as idas semanais ao bosque, e as diárias ao parque (fizesse chuva, sol ou neve) e sempre de transportes públicos.

Não houve festa de finalistas, e o piquenique de final de ano deixou muito a desejar. Mas a verdade é que te divertiste muito na escola.

Falas pouco inglês e pouco sueco, para o que estaríamos à espera. Não sabemos se será suficiente para a 1ªclasse, mas com a tua boa vontade e perseverança vais conseguir fazer tudo o que te propusserem, e com o teu preciosismo.

Adoras a Suécia e adoras Portugal.
As dificuldades e obstáculos foram outros. Mas tu conseguiste ultrapassar tudo. Estamos muito muito orgulhosos de ti!

Ah, e em relação às amigas... uma vai ficar numa escola diferente mas no mesmo edifício da tua, e existe a possibilidade de outra ficar na mesma escola. Será que o "Grupo dos Abraços" vai continuar? ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário