sábado, 28 de junho de 2014

E assim se passou um ano lectivo - H.

E assim se passou um ano lectivo, num país distante para onde não querias ir, e que teve um começo tão difícil e um fim tão surpreendente e brilhante.

A barreira da língua foi, sem dúvida, o maior problema. Não conseguir comunicar, não perceber o que se passa à nossa volta, seguir os outros sem saber porquê ou para quê... Apenas olhar para o relógio com a esperança que ele ande mais depressa. A mente a divagar... por onde? Não interessa, qualquer sitío menos aqui...

A falta dos amigos. É tão bom estar perto de pessoas que gostam de nós, que nos compreendem quando apenas lhes damos a mão e dizemos "Vamos?"

A família, os miminhos que a família dá são tão bons e reconfortantes, insubstituíveis... quem nos compreende melhor do que os nossos queridos avós?!

A nossa casa, as nossas coisas, a nossa vida, tudo o que conhecemos.

Momentos de dúvida existiram. O momento mais marcante que me fez pensar "Será que foi a decisão certa?..." aconteceu certo dia no recreio em que a professora tinha preparado um exercício de encontrar coisas com base num mapa do recreio. Cheguei antes da hora de saída, 10 minutos antes como a H. me pedia sempre, e assisti ao final do exercício... o seu ar distante, o esforço para se mostrar interessada para as colegas, o desviar o olhar com esperança que a professora não lhe fizesse nenhuma pergunta, o olhar para baixo com olhos tristes... foi um momento muito difícil..., para ela porque todos os momentos na escola eram assim, e para mim que assisti ao que ela realmente passava diariamente... e sem poder fazer nada para conseguir melhorar algo no seu dia-a-dia...

Um dia de manhã ela disse-me: "Mamã tu não sabes como é! Não digas que vai melhorar, tu não estás cá, eu é que estou..." O meu coração ficava destroçado... e o dela também...

Mas a verdade é que melhorou! Todos me diziam que ia melhorar, mas até acontecer, ninguém acredita.

Ponto de viragem: O Natal.
Foi quando percebeu que falava inglês e que grande parte das meninas portuguesas da sua idade não a percebiam. A verdade é que lhe fez bem ao ego, e ela estava a precisar disso :)

A partir daqui foi sempre a melhorar:
- A alegria que sempre sentiu em ir para a escola (desde a creche), voltou!
- O falar sem parar, voltou!
- A sua vontade de fazer coisas e pedir para as fazer até conseguir, voltou!

A H. voltou a ser quem era!

Arte e Música, foram as suas disciplinas favoritas.
Matemática, foi com uma perna às costas! E se estudasse então, tinha sido de olhos fechados.
Inglês (como língua não materna (inglês intensivo)) foi o que fez a diferença. A H. teve muita sorte com a professora. Existem poucos professores que conseguem "marcar/tocar" os alunos, esta professora é uma delas. Fez toda a diferença, e colocou a H. no nível em que ela está hoje. Não é fluente em inglês, pois ninguém consegue ficar em 9/10 meses, mas é impressionante o que ela alcançou.

3 períodos - 3 livros:
1º - Por causa de Win-Dixie: Um desastre. Um filme de terror para a conseguir colocar a ler, para se interessar, para perceber.
2º - A teia da Carlota: História que já conhecia mas que não se lembrava. Esforço ainda para ler (mais por preguiça do que por não conseguir).
3º - Jane Goodall - My life with the chimpanzees: Sem comparação. Lia sozinha, fazia os resumos e respondia às questões sozinha. Impressionante ver a evolução.

Exposições à 6ªf sobre temas diversos. Discussão de temas da actualidade, como p.ex., a morte de Nelson Mandela. Angariação de fundos com produtos elaborados pelos alunos para doar ao Instituto da  Jane Goodall. Foi muito intenso, e importante, para perceberem o mundo que os rodeia.

A festa de final de ano, encerrou este ano lectivo. Nesta festa são atribuídos prémios/certificados aos alunos que se distinguem/evidenciam em diversas áreas. À H. foi-lhe atribuído um prémio de Resiliência. Foi o culminar de um ano lectivo cheio de obstáculos, dificuldades, evoluções, alegrias, e "vou conseguir!".

Depois da festa, os alunos regressaram às suas salas, todos se sentaram no tapete onde normalmente são discutidos os temas da aula, os livros que estão a ler. Neste dia, a professora disse palavras de despedida a cada uma das crianças. As palavras de despedida da professora foram lindas. Lágrimas escorreram pela face da H. enquanto a professora falava com ela.
"Já viste onde chegaste? Lembras-te que no início nem conseguíamos comunicar? E agora olha para ti. Tu vais conseguir fazer tudo o que quiseres da tua vida! És um génio, acredita em ti!"

PARABÉNS H. Superaste este ano tão difícil. A tua recompensa são 2 meses de férias em Portugal, com muito amor e carinho de quem mais gostas. E a certeza de que para o próximo ano lectivo, já vais poder ser tu própria, num ambiente que não te é desconhecido e que agora até já começas a gostar :)

És muito corajosa e lutadora. E estamos muito muito orgulhosos de ti!


Sem comentários:

Enviar um comentário