Eh pá! (sei que não se deve utilizar esta expressão), mas bolas, já chega de trabalhos de casa durante todas as semanas!!!
A H. teve um início muito difícil, com tudo o que tinha de aprender relativamente às matéria dadas na 3ª classe ainda tinha de estudar e praticar para aprender a falar inglês. O início foi difícil mas agora podemos respirar, a H. está mais descontraída, pois já consegue comunicar com os seus colegas, pode ainda não acompanhar uma aula a 100% mas pelo menos já entende o que se passa à sua volta. Nota-se uma grande diferença na H. e para nossa satisfação já fala inglês.
Desde o início do ano lectivo, que na 3ª classe sempre houve uns projectos a apresentar no final de cada semana, e nós com mais ou menos conteúdo lá preparávamos (em conjunto com a H.) o projecto de forma a que a H. entendesse o seu conteúdo e objectivo.
Depois vieram as sight word: lista de 15 palavras que no final da semana a professora ditava para verificar quem as escrevia correctamente. Se para os alunos que falam inglês era apenas um ditado que ocorria à 6f, para a H. era um trabalho diário para memorizar as palavras e perceber o seu significado.
(Muita refilice ouvimos nós porque os outros meninos não precisam de estudar as sight word e ela precisa (isto todos os dias sem excepção), e ainda continua).
Todos os dias tem de se praticar a leitura e a interpretação de textos, e para isso, existe o site do Raz-kids que os alunos devem aceder e ler pelo menos dois e-books (esta até uma das tarefas preferidas).
Mas depois das férias de Outono, veio o livro definido para o 1º período "Because of Win-Dixie", e como os alunos que não sabem inglês precisavam de um avanço, começaram a lê-lo nas férias... e assim continuamos a lê-lo, ao ritmo de quatro capítulos por semana... e não é um livrito como os do Geronimo Stilton.
De referir que os projectos a apresentar no final da semana, estão cada vez a aumentar mais a dificuldade: escolher um laureado com prémio nobel, e fazer uma breve apresentação, escolher uma citação e apresentar o porquê da escolha, o seu significado, entre outras coisas.
E ainda têm o trabalho de fim-de-semana de matemática... mas este é apenas uma ficha, sem grande complexidade.
Mas hoje quando peguei na mochila da H. achei-a demasiado pesada, e questionei-a sobre o excesso de peso... a H. ao tirar a quantidade de livros que diariamente carrega fiquei com os cabelos em pé...
Ora bem:
- o livro "Because of Win-Dixie", claro;
- mais o livro em português que lê nos tempos mortos na sala de aula;
- mais os livros que escolhe semanalmente da biblioteca (eles são obrigados semanalmente a escolherem livros da biblioteca), e que lê (ou tenta ler) quando não lhe apetece ler o seu em português;
- e agora o que me chocou, a bibliografia da Madame Curie, sobre a qual tem de escrever um trabalho/composição...
- e mais um trabalho que nem sequer percebi o conteúdo, mas amanhã também é 6f, depois vemos no fim-de-semana.
Passei-me... eles só têm 8 anos, certo? Prémio Nobel, artistas da suécia, bibliografias?!?!?? Eu sei que os devemos estimular e que eles conseguem muito mais do que aquilo que imaginamos, certo? Mas têm 8 anos...
Entre isto e o sistema digestivo, respiratório, ou outros que se estão a leccionar na 3ª classe em Portugal... o que faz sentido?
"Conhecimento não ocupa lugar", é um facto e uma grande verdade...
mas a semana tem 5 dias, e eles têm de brincar... e a ida ao parque diária não dispensamos!!
banhos e jantares, e ainda brincar,
e têm de se deitar cedo.
Eh pá, não dá!!!
Eles têm 8 anos, certo? concordo com a estimulação... mas não precisam de ser génios...
Podem abrandar o ritmo? Só um bocadinho?
Estamos mesmo a precisar de férias...
PS1. Sight words, muitas vezes também denominadas de palavras leitura frequente. Como são palavras frequentes, as crianças são incentivadas a memorizar como um todo pela visão, para que eles possam reconhecer automáticamente estas palavras em impressão sem ter que usar todas as estratégias para decodificá-las.
PS2. Quando referi " livro em português que lê nos tempos mortos na sala de aula", são mesmo na sala de aula, eles têm intervalos, e vão sempre para o recreio, independentemente do tempo, sol, chuva ou mesmo neve...
Sem comentários:
Enviar um comentário