segunda-feira, 13 de abril de 2015

É tãããooooo aborrecido conduzir na Suécia... zzzz... Ãh? Mas faz sentido?

Sim faz!

Conduzir na Suécia é efectivamente muitoooo aborrecido!

Existem aquelas coisas... os sinais de trânsito com o limite de velocidade  e que toda a gente cumpre! Ou pelo menos a maioria.

Ora um percurso, sem trânsito, que facilmente se faria em 5/7 mins, demora 20 mins!! Sim, porque a 50kms/hr ou 60kms/hr, é difícil chegar a algum lado rapidamente.

Ás vezes até me esqueço para onde vamos... pergunto às meninas a meio do caminho: "Mas o que é que nós íamos mesmo fazer??", pergunto eu em estado de puro tédio "Ó mãe! Então não te lembras? blá blá", respondem as minhas, sempre atentas, co-pilotas "Ah, pois é! Têm razão", respondo eu orgulhosa da atenção das minhas parceiras. E lá chegamos nós ao nosso destino passado os tão longos 20 mins.

A verdade é que faz sentido.
Faz sentido, conseguir reagir ao que algo se passa à nossa volta, sem necessidade de travagens bruscas.
Faz sentido, conseguir ver na esquina o peão que vai de certeza parar naquela passadeira e esperar que ele passe despreocupado, sem necessidade de lhe passar os pés a ferro e gritar "vê por onde andas!"
Faz sentido, ir trabalhar em hora de ponta com trânsito e nunca ficar realmente parado.
Faz sentido, a vida... ter mais um minuto na vida e não a vida num minuto, como repetidamente ano após ano ouvimos nos slogans portugueses.
Faz sentido, não ter de levar com as contagens, nas épocas festivas, do nr de acidentes, nr de feridos e... nr de mortos.

Uma amiga aqui da Suécia, dizia-me certo dia: "Tenho medo de andar de carro em Portugal... todos são tão agressivos a conduzir... tenho sempre medo que alguém bata em nós..."
Pois... a velocidade e a agressividade são inimigas da reacção/atenção que precisamos de ter quando surge algum imprevisto...

E é tão fácil de cumprir, é só olhar para os sinais e cumprir! Porque aqui na Suécia foi instituída tolerância 0 e todos cumprem (claro que existem excepções, afinal existem doidos em todo o lado).
Em Portugal, também, mas ninguém cumpre (existem regras, claro!)... e contra mim mesma falo... :(

Mas aprendi, e cumpro (aqui). E em Portugal? É fazer o mesmo! E tolerância 0 tem o mesmo significado em todo o lado. Faz sentido, certo?


Sem comentários:

Enviar um comentário