sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Este país de facto...

Vantagens e desvantagens de viver dentro ou fora do munícipio de Estocolmo...
Vantagens e desvantagens de colocar os filhos numa escola internacional ou sueca...

Questões que nos passam pela cabeça no pouco tempo que aqui estamos, apenas quando temos de passar pelas situações, e sem saber para onde nos virarmos e recorremos ao nosso município nos apercebemos que de facto são eles que "cuidam" de nós.

Queremo-nos inscrever no SFI (Swedish For Immigrants)? Primeiro falamos com o nosso município que eles tratam de nós tendo em conta os nossos constrangimentos.

Queremos inscrever os nossos filhos numa escola internacional porque não fala sueco e muito pouco de inglês? Bate-se à porta de todas as escolas internacionais, que nos dizem que não têm vagas, que não é possível pelo nível em que a criança está, que por ser privada o preço é incomportável, ou que por ser pública ou semi-pública o munícípio não comparticipa a escola por não se pertencer ao mesmo município, entre outros... ou deveremos ver todas as escolas com aulas leccionadas em inglês, e cujas respostas são praticamente as mesmas?

Não! Deveremos bater primeiro à porta do nosso município! Eles sim definem o que será melhor, porque a resposta deles é "Ela é nossa responsabilidade por isso, somos nós que lhe vamos resolver o problema".

Ouvir esta frase depois de tantos nãos e tantas dificuldades, foi a luz ao fundo do túnel, sim porque as 6 linhas em que descrevi esta situação não reflectem as dificuldades, a frustração e o desespero de se resolver algo que seria inicialmente simples (assim se pensou). Deixou-nos a todos nervosos.

A verdade é que a C. foi para uma escola sueca, perto da sua casa, com excelentes condições, sem ser necessário qualquer preocupação com material escolar, e a ser colocada numa turma com situações similares.

Não pretendo com este post descrever que este país é de facto espectacular e sem falhas, porque as tem, mas que de facto nos surpreende muito, e na maior parte das vezes pela positiva, ai isso surpreende.

Força aí C. que continue a correr bem, e as dificuldades quando aparecerem é para serem ultrapassadas com um passo de cada vez!

Para ti I., as coisas hão-de mudar...



1 comentário: